Consórcio imobiliário

O que é um Consórcio?

É uma reunião de pessoas em grupo que contribuem mensalmente com uma quantia em dinheiro para um fundo comum. O Beto, por exemplo, acabou de se formar e acha que o consórcio é a forma mais fácil de realizar o sonho da casa própria. O tempo de contribuição e o número de cotas do grupo são determinados previamente.

Por que fazer um Consórcio Imobiliário?

O consórcio é uma forma simples e acessível de realizar o sonho da casa própria. Você compra, constrói, reforma e/ou amplia seu imóvel contribuindo mensalmente. Para o Beto, assim fica muito mais fácil aplicar o seu dinheiro.

Quero fazer um Consórcio. Como funciona?

Funciona assim: você escolhe o que quer comprar e decide o valor da Carta de Crédito com parcelas que cabem no seu bolso. O Beto decidiu comprar um imóvel. Depois de ter adquirido uma cota em um grupo, ele já começou a torcer para ser contemplado em um sorteio. Ele também pode ofertar um lance fixo ou livre.

Quais as vantagens do Consórcio Imobiliário?

Assim como o Beto, você pode ter opções de Cartas de Crédito de R$ 70 mil a R$ 700 mil, com prazos de até 200 meses para pagar, conforme o valor da carta. E mais: ainda pode converter a Carta de Crédito em espécie, após 180 dias da contemplação e com a quitação do saldo devedor. Depois é só aproveitar do jeito que quiser.

Quero construir uma casa. Posso fazer um Consórcio?

Sim, basta você possuir terreno próprio, urbanizado, quitado e livre de ônus. O Beto não possui um terreno, mas ele pode adquirir o terreno e construir com o mesmo crédito, o que também seria uma ótima opção.

Posso usar meu FGTS no Consórcio?

Sim, para complementar o pagamento do bem adquirido com a Carta de Crédito de acordo com as regras do Fundo. Também é possível, após a aquisição do bem, amortizar ou quitar o saldo devedor, ou ainda, pagar prestações, que também devem seguir as regras do Fundo.

Como saber se fui contemplado?

Você pode acompanhar os resultados das Assembleias nos Serviços ao Cliente, no site da Caixa Seguradora ou pelo atendimento eletrônico da Central de Relacionamento. O Beto está sempre de olho e na torcida.

Consórcio automóvel

O que é um consórcio?

É uma reunião de pessoas em grupo que contribuem mensalmente com uma quantia em dinheiro para um fundo comum. O Rubens estava querendo trocar seu carro e, depois que conversou com seu irmão Beto sobre consórcio, decidiu que era a melhor opção para ele. O tempo de contribuição e o número de cotas do grupo são determinados previamente.

Por que fazer um consórcio de veículos?

Fazendo um consórcio, fica mais fácil planejar a troca do seu carro, a compra de um carro novo ou até mesmo quitar seu financiamento. Rubens já escolheu o modelo do seu carro novo, agora basta adquirir o consórcio e esperar sua cota ser contemplada.

Quero fazer um consórcio. Como funciona?

É preciso primeiro decidir o que você deseja comprar para saber o valor que você vai precisar de crédito. Depois escolha a parcela que melhor se encaixe no seu bolso e contrate uma Carta de Crédito conforme as suas necessidades, lembrando que o prazo para pagamento é de 80 meses. O Rubens, que deseja ser contemplado logo, pode ofertar um lance fixo ou livre, mas também pode aguardar a contemplação por sorteio.

Quais as vantagens do consórcio de veículos?

Além de poder adquirir seu carro em até 80 meses sem juros, você ainda conta com um Seguro de Vida que garante a quitação do seu consórcio, caso ocorra um sinistro com você. Assim como o Rubens, você tem acesso à área Serviços ao Cliente, no site da Caixa Seguradora, para oferta de lances, ver resultados de Assembleias e muito mais.

Como saber se fui contemplado?

Acompanhe os resultados das assembleias na área Serviços ao cliente, no site da Caixa Seguradora, ou pelo Atendimento Eletrônico da Central de Relacionamento. Os resultados estão disponíveis a partir das 15 horas do dia da assembleia. Rubens e Joana acabaram de acessar o site e descobriram que foram contemplados.